Na noite da última sexta-feira, 19, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) formou a primeira turma do curso de Licenciatura em Educação Indígena, no campus de Frederico Westphalen, no norte gaúcho. A solenidade graduou uma turma de 26 novos professores, marcando um momento histórico para a região e para o Brasil. Este é o único curso de Educação Indígena com oferta Ensino à Distância (EAD) do país. A formação teve um foco específico na cultura kaingang, devido a ser o povo mais numeroso na região. Alunos de cinco aldeias foram beneficiados, com aulas ministradas na modalidade de EAD, nos polos da universidade em Tapejara, Palmeira das Missões e Três Passos.
A maioria dos alunos já lecionava de maneira informal, sem formação. Agora, com a graduação, poderão atuar de maneira legítima e trabalhar nas escolas indígenas de suas comunidades. Denilson Karinh Mag Vicente, um dos recém-formados, vem da Terra Indígena Guarita, a maior comunidade indígena do RS, com cerca de 23 mil hectares. Ele comentou sobre a facilidade de estudar sem ficar longe da família, graças ao curso à distância.
Da mesma comunidade, Daniela Sales, que atua como vice-diretora da Escola Davi Rigso Fernandes, completou sua segunda graduação e vê o curso como uma conquista dos povos indígenas. Na Terra Indígena do Guarita, 12 professores indígenas foram graduados e prestigiados pelo Cacique da Terra Indígena Valdones Joaquim, Prefeito Municipal de Redentora Malberk Antoine Kunst Dullius e pelo Secretário de Educação de Redentora professor Luís Henrique Perdoncini.
Publicado por
