Governador convida Papa Francisco para celebrar os 400 anos das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul em 2026
Eduardo Leite presenteou o Papa com escultura das ruínas de São Miguel das Missões durante audiência no Vaticano
Publicado em 17/04/2024 às 11:03
Atualizado em 17/04/2024 às 11:05
Capa Governador convida Papa Francisco para celebrar os 400 anos das missões jesuíticas no Rio Grande do Sul em 2026

Foto de Divulgação Vatican Media

Durante uma audiência no Vaticano na manhã desta quarta-feira, 17, o governador do estado do Rio Grande do sul, Eduardo Leite, convidou o Papa Francisco para visitar o Rio Grande do Sul em 2026, em celebração aos 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao Estado. O convite foi feito em um contexto especial, considerando que Francisco é o primeiro sumo pontífice jesuíta.
Durante a conversa, Leite presenteou o Papa com uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões, um dos tesouros históricos da região. Além disso, o governador também entregou camisas dos times Grêmio, Internacional e Brasil de Pelotas como símbolos da cultura gaúcha e esportiva.
A peça oferecida ao Papa foi esculpida por Regesmar Martins, conhecido como Diri Martins, de São Nicolau, utilizando pedra de areia da Região das Missões. Essa região, composta por 26 municípios, é fundamental para compreender a história jesuítica e missioneira através de seus ricos patrimônios históricos e culturais, como o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo.
Durante sua homilia, o Papa Francisco destacou a importância da temperança e do equilíbrio, incentivando os fiéis a refletirem sobre a medida certa nas palavras e ações. A visita do Papa ao Rio Grande do Sul em 2026 seria um marco histórico para a região, destacando sua relevância religiosa e cultural.
 

Publicado por

Foto Miguel Scapin (Estagiário em Jornalismo)
Miguel Scapin (Estagiário em Jornalismo)