Foto de Divulgação Vatican Media
Durante uma audiência no Vaticano na manhã desta quarta-feira, 17, o governador do estado do Rio Grande do sul, Eduardo Leite, convidou o Papa Francisco para visitar o Rio Grande do Sul em 2026, em celebração aos 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao Estado. O convite foi feito em um contexto especial, considerando que Francisco é o primeiro sumo pontífice jesuíta.
Durante a conversa, Leite presenteou o Papa com uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões, um dos tesouros históricos da região. Além disso, o governador também entregou camisas dos times Grêmio, Internacional e Brasil de Pelotas como símbolos da cultura gaúcha e esportiva.
A peça oferecida ao Papa foi esculpida por Regesmar Martins, conhecido como Diri Martins, de São Nicolau, utilizando pedra de areia da Região das Missões. Essa região, composta por 26 municípios, é fundamental para compreender a história jesuítica e missioneira através de seus ricos patrimônios históricos e culturais, como o Sítio Histórico São Miguel Arcanjo.
Durante sua homilia, o Papa Francisco destacou a importância da temperança e do equilíbrio, incentivando os fiéis a refletirem sobre a medida certa nas palavras e ações. A visita do Papa ao Rio Grande do Sul em 2026 seria um marco histórico para a região, destacando sua relevância religiosa e cultural.
Publicado por
