Foto de Diego Macagnan
Frederico Westphalen está recebendo esta semana o Museu Itinerante que narra a trajetória do Padre Manuel e do Coroinha Adílio, mártires da Diocese de FW. O museu está instalado no Salão da Paróquia da Catedral Santo Antônio e está aberto para visitação durante todo o dia.
O vice-postulador da Causa da Canonização dos Beatos Manuel e Adílio, Padre Tiago Wollmann, informou que até agora foram visitadas 32 das 40 paróquias da Diocese de FW. O museu itinerante iniciou sua jornada pelos municípios que compõem a Diocese em junho de 2023. Erval Seco e Constantina serão as próximas cidades a receber exposição itinerante. Depois, em maio, iniciam os últimos preparativos para 60ª Romaria em honra aos Beatos Manuel e Adílio, em Nonoai, que acontece de 17 a 19 de maio. O lema deste ano é:“Seu sangue gera vida em nossos corações! E iluminados pela solenidade de Pentecoste que será celebrada nos dias da Romaria, a cada noite refletindo sobre um fruto do Espírito Santo. (Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade, mansidão, domínio próprio)”. A novena inicia no dia 5 de maio, uma quinta-feira, seguindo até 17 de maio, uma sexta-feira.
Abrirá a novena Dom Rodolfo Weber, arcebispo de Passo Fundo, sede da província eclesiástica. Depois de sua posse como arcebispo de nossa província em 2016, essa será a primeira visita dele à nossa diocese. Ao longo dos dias, a novena terá as presenças seguintes bispos:
— Dom Carlos Rômulo: bispo da diocese de Montenegro e secretário do Regional Sul 3 da CNBB.
— Dom Cleicir Bonetti, bispo de Caçador e vice-presidente do Regional Sul 4 da CNBB.
— Dom Liro Vendelino, bispo da diocese de Santo Ângelo.
— Dom Zeno, bispo emérito da diocese de Novo Hamburgo.
— Dom Adimir Mazalli, bispo de Erechim.
Demais participantes serão divulgados em breve.
No domingo, 19, às 10h, o Bispo Diocesano de Frederico Westphalen, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, celebrará a Santa Missa principal da 60ª Romaria dos Beatos Manuel e Adílio. Já a missa das 14h, será celebrada por Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAN).
Publicado por
