O último domingo, 7, marcou o Dia Nacional de Combate ao bullying e à Violência nas Escolas. Data importante para refletir e buscar soluções para esse tipo de agressão física e psicológica, que pode desencadear muitos transtornos. Escolhida por coincidir com o massacre em uma escola de Realengo, no Rio de Janeiro, em 2016, a data motivou diversas atividades nas escolas da 20ª Coordenadoria Regional de Educação.
Durante a última semana, escolas da região realizaram atividades para conscientizar os alunos sobre o bullying, suas consequências e para incentivar a promoção de valores como tolerância, respeito, amor e solidariedade. A coordenadora regional, Jogelci do Carmo, destaca a importância do diálogo nesses momentos, enfatizando que "a família e a escola devem estar atentas e promover um diálogo constante com as crianças, adolescentes e jovens sobre o tema".
Na Escola Estadual Mathias Balduíno Huppes, de Cristal do Sul, os estudantes participaram de diversas atividades, como a produção de cartazes contra o bullying, leituras de textos informativos e a apresentação de uma peça de teatro. O estudante Max Pischiaki, de 17 anos, ressaltou durante a apresentação de um trabalho que "bullying não é brincadeira e pode trazer graves consequências para a saúde mental e física de crianças e adolescentes".
Segundo a professora Maristela Zadinello, trabalhar o bullying na escola é fundamental para proporcionar aos alunos uma reflexão sobre as consequências dessa prática. "Nas escolas trabalhamos muito em cima dos Códigos de Convivência, onde todos devem respeitar, cuidar e amar. Além disso, orientamos para que os estudantes não sejam agressivos, nem causem dor ao próximo, aceitando o outro com suas diferenças", afirma.
A 20ª CRE conta com o Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar – Cipave+, que atua na prevenção e resolução de conflitos na comunidade escolar. Com o auxílio de um grupo de apoio, o programa promove formações e trabalhos para conscientização das comunidades escolares, reforçando o compromisso da regional em cultivar uma cultura de paz e harmonia nas escolas.
Publicado por
