Equipe do 3º Batalhão Ambiental resgata gambá em Frederico Westphalen
Animal da espécie "orelha-branca" foi encontrado em pátio de residência e devolvido à natureza sem ferimentos
Publicado em 05/04/2024 às 10:29
Capa Equipe do 3º Batalhão Ambiental resgata gambá em Frederico Westphalen

Nesta quinta-feira, 4, a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) realizou o resgate de um Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), em Frederico Westphalen. O resgate foi realizado após um morador do Bairro Santo Inácio acionar a PATRAM, informando sobre a presença do animal em seu pátio. Os policiais militares chegaram ao local e encontraram o gambá dentro de um cesto. Após avaliação, verificou-se que o animal não apresentava lesões ou ferimentos, sendo então reinserido em seu habitat natural.

O gambá-de-orelha-branca é um mamífero marsupial nativo da fauna brasileira. As fêmeas dessa espécie possuem uma "bolsa" onde os filhotes permanecem por cerca de quatro meses até completar seu desenvolvimento. Após esse período, os filhotes se agarram ao dorso da mãe até ficarem independentes.

Esses animais habitam florestas, formações arbustivas e áreas campestres, sendo relativamente adaptados às áreas urbanas. São excelentes escaladores e podem ser vistos no alto das árvores, além de utilizarem os forros das residências como tocas. Geralmente solitários, possuem hábitos noturnos e auxiliam no controle de vetores de doenças e animais peçonhentos devido à imunidade que possuem ao veneno.

Publicado por

Foto Diego Macagnan
Diego Macagnan
Fotos