O cacique da Terra Indígena do Guarita, Valdones Joaquim, acompanhado pelo secretário de Esportes de Redentora, Leomar Douglas Ribeiro e pelas lideranças indígenas professor Flávio Ribeiro e Gilmar Claudino, foram recebidos na tarde desta quinta-feira, 14, na Secretaria Estadual de Logística e Transportes, em Porto Alegre, junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). De acordo com o secretário Leomar Ribeiro, o encontro aconteceu na Diretoria de Operação Rodoviária, onde foram recebidos pelo engenheiro Sandro Wagner Vaz dos Santos, diretor do departamento. Segundo as lideranças indígenas ficou definido que será realizado um estudo em toda a extensão da rodovia que liga os municípios de Tenente Portela, Miraguaí e Redentora, visando a instalação de redutores de velocidade e implantação de quebra-molas como medida de urgência nos trechos próximos a comunidade indígena.
Paralelamente à agenda mantida pela comitiva indígena em Porto Alegre, ocorreu nesta quinta-feira uma manifestação na rodovia, com bloqueio da via na altura do setor Irapuá, sob o comando do vice-cacique Joel Ribeiro, retendo os veículos de meia em meia hora, como forma de chamar a atenção das autoridades com relação à falta de segurança na estrada. Ainda, nesta quinta-feira,14, a comunidade indígena havia lançado um manifesto sobre os acidentes na ERS-330, no trecho compreendido entre os três municípios.
Publicado por
