Foto de Reprodução / ASCOM FW
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), confirmou na tarde desta terça-feira, 5, a segunda morte por dengue em Frederico Westphalen. Na quarta-feira, 26 de fevereiro, a reportagem do LA+ havia recebido a informação da morte de uma jovem de 26 anos, que foi internada em um hospital da cidade com a doença. Segundo relatos da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, a mulher não possuía comorbidades. Além da frederiquense de 26 anos, a pasta da Saúde estadual, confirmou mais dois óbitos em Cerro Largo e Giruá.
Até o momento, o Rio Grande do Sul registrou 14 mortes por dengue. Até o momento, foram registradas 27,6 mil notificações pela doença em solo gaúcho, com 12.234 casos confirmados e outros 8.526 em investigação.
Principais sintomas da dengue:
- Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias
- Dor retro-orbital (atrás dos olhos)
- Dor de cabeça
- Dor no corpo
- Dor nas articulações
- Mal-estar geral
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Medidas de prevenção à proliferação e circulação do mosquito aedes aegypti, causador da dengue, como a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e a eliminação dos objetos com água parada, impedem o mosquito se reproduzir, cortando o ciclo de vida na fase aquática. O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o aedes aegypti.
Publicado por
