UFSM junta-se à Força-Tarefa de combate à dengue na região
O objetivo foi traçar estratégias eficazes para combater a dengue e o mosquito transmissor da doença
Publicado em 26/02/2024 às 10:07
Capa UFSM junta-se à Força-Tarefa de combate à dengue na região

Na última quinta-feira, 22, a Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões, juntou-se à força-tarefa voltada para o enfrentamento da dengue nas cidades de Redentora e Tenente Portela.

A iniciativa reuniu a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), juntamente com as Coordenadorias Regionais de Saúde, líderes indígenas, prefeitos, secretarias de saúde e Direção da UFSM-PM. O objetivo foi traçar estratégias eficazes para combater a dengue e o mosquito transmissor da zoonose nessas localidades.

Nos próximos dias, a UFSM campus Palmeira das Missões estará disponibilizando testes de RT-PCR (técnica de biologia molecular) para diagnóstico diferencial de dengue, chikungunya e zika tanto para os municípios quanto para os laboratórios da região norte do estado do Rio Grande do Sul.

O professor Daniel Graichen, vice-diretor do campus e coordenador do Laboratório de Genética Evolutiva da UFSM-PM, enfatiza a relevância da universidade em disponibilizar sua estrutura à comunidade em momentos de dificuldade. O pesquisador ressalta que “esta é mais uma ação em que a UFSM contribui ativamente, e toda a comunidade se beneficia da estrutura montada durante a pandemia de Covid-19. O conhecimento gerado nesse evento anterior pode ser aplicado de forma significativa nesta oportunidade, fortalecendo os esforços de combate à dengue na região”, afirma.

A UFSM Palmeira das Missões reitera seu compromisso com a saúde pública e sua disposição para colaborar ativamente na busca por soluções que beneficiem toda a comunidade.
 

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos