O município de São Luiz Gonzaga, localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 39,0°C nesta terça-feira, 27, consolidando-se como a cidade mais quente de todo o território nacional. O calor intenso afetou diversas regiões, colocando o Rio Grande do Sul no topo do ranking meteorológico brasileiro.
A capital gaúcha, Porto Alegre, também enfrentou um dia de calor extremo, registrando 37°C. Com essa marca, a cidade foi a capital com a maior temperatura do país no dia.
Apesar do forte calor, o índice ficou ligeiramente abaixo do recorde anual da capital, que permanece sendo os 37,1°C registrados no dia 15 de janeiro.
Ranking nacional de calor
O levantamento das temperaturas máximas desta terça-feira mostra um domínio de cidades das regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste entre os pontos mais quentes:
| Temperatura | Cidade | Estado |
| 39,0°C | São Luiz Gonzaga | RS |
| 38,9°C | Porto Murtinho | MS |
| 37,6°C | Pão de Açúcar | AL |
| 37,5°C | Aquidauana | MS |
| 37,5°C | Corumbá | MS |
Previsão e cuidados
A persistência dessas massas de ar quente sobre o Rio Grande do Sul mantém o alerta para os riscos à saúde, como desidratação e insolação. A recomendação dos órgãos de saúde é reforçar a ingestão de líquidos, evitar exposição solar direta entre as 10h e 16h e manter ambientes ventilados.
Publicado por
