Foto de Divulgação/Coredec/Itajaí SC
As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nesta quinta-feira, 16, causaram estragos generalizados, com volumes de água que superaram em mais de duas vezes as previsões da Defesa Civil. Entre os impactos estão motoristas ilhados, desabamentos, deslizamentos e mais de 180 pessoas desabrigadas.
Até as 23h, seis municípios haviam decretado situação de emergência: Balneário Camboriú, Biguaçu, Camboriú, Florianópolis, Governador Celso Ramos e Tijucas. Nenhuma morte foi registrada até o momento, mas o estado contabilizou 6 mil casas alagadas somente em Camboriú.
Principais ocorrências
- Balneário Camboriú: A cidade foi a primeira a decretar situação de emergência, registrando quase 180 mm de chuva em poucas horas. Abrigos foram instalados, e as aulas foram suspensas.
- Camboriú: Além das 6 mil casas alagadas, o município contabiliza 100 desabrigados.
- Florianópolis: A capital enfrentou alagamentos severos, bueiros transbordados e um ônibus com 15 passageiros tombado na Via Expressa. No bairro Santo Antônio de Lisboa, uma rua cedeu, "engolindo" um carro cujo motorista precisou ser resgatado.
- Itajaí: Nove bairros ficaram alagados, e 301 detentos do regime semiaberto foram liberados do Presídio da Canhanduba devido ao risco estrutural.
- Itapema e Porto Belo: Registraram 50 e 30 desabrigados, respectivamente.
- Brusque: Deslizamentos e alagamentos interromperam serviços públicos.
Previsão para esta sexta-feira
Segundo a Defesa Civil, a Grande Florianópolis, o Litoral Norte e o Vale do Itajaí permanecem em alerta laranja (alto risco) para alagamentos e enxurradas. A expectativa é de acumulados médios entre 50 e 100 mm, com possibilidade de volumes superiores.
Equipes de resgate e suporte continuam mobilizadas, e a orientação é para que a população de áreas de risco mantenha a vigilância.
Publicado por
