Ministro Paulo Pimenta faz balanço dos dois primeiros anos do governo Lula e destaca avanços para o Rio Grande do Sul
Pimenta aponta crescimento econômico, reconstrução pós-catástrofe e investimentos em infraestrutura e saúde no Estado
Publicado em 30/12/2024 às 14:54
Capa Ministro Paulo Pimenta faz balanço dos dois primeiros anos do governo Lula e destaca avanços para o Rio Grande do Sul

O Ministro da Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, concedeu uma entrevista à Rede de Rádios do Complexo Luz e Alegria, na qual fez um balanço dos dois primeiros anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e abordou questões que impactam diretamente o Rio Grande do Sul. O ministro, natural de Santa Maria, ressaltou avanços significativos nas áreas de economia, infraestrutura e saúde, além de destacar o trabalho de reconstrução no estado após desastres climáticos.

Pimenta iniciou a entrevista expressando sua gratidão pela parceria com a região e pela confiança que sempre recebeu dos gaúchos, especialmente após sua atuação na viabilização do Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Frederico Westphalen. “Tenho muito orgulho de ter acreditado nesse projeto, que hoje transforma a vida de tantas famílias e jovens, proporcionando acesso ao ensino superior”, afirmou o ministro.

Em seguida, Paulo Pimenta fez uma avaliação positiva dos dois primeiros anos do governo federal, citando indicadores econômicos favoráveis.

– Estamos com a menor taxa de desemprego em décadas, em 6,1%, e o PIB do Brasil está projetado para crescer 3,5% este ano. Abrimos 300 novos mercados agropecuários e conseguimos manter a inflação sob controle. Isso reflete um país no caminho certo –, disse o ministro, que também destacou a recuperação de programas essenciais como o Minha Casa Minha Vida e o Mais Médicos, que haviam sido descontinuados.

Segundo o ministro, o governo encontrou o país em uma situação delicada, mas os esforços de reconstrução começaram a dar frutos. Ele usou a analogia de uma lavoura para ilustrar o processo de recuperação: "Ninguém colhe sem antes plantar. E em 2023 e 2024, o governo plantou as bases para um futuro melhor", afirmou.

Ano de superação para os gaúchos

Além disso, Pimenta destacou as dificuldades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, que sofreu com a falta de água e com a maior catástrofe climática de sua história.

– Fui designado pelo presidente Lula para coordenar a reconstrução no Estado. A recuperação está em andamento e temos muito a mostrar, mas 2025 será o ano em que muitos projetos de infraestrutura e habitação estarão prontos –, declarou.

O ministro também detalhou os desafios e a dinâmica das obras públicas, destacando que o governo federal disponibiliza recursos, mas a execução depende dos municípios e do governo estadual. "Temos mais de 1.200 planos de trabalho aprovados para obras, mas os municípios precisam ser ágeis na execução. O governo federal cumpre sua parte ao liberar os recursos, mas é preciso que as prefeituras e o estado estejam preparados para implementar os projetos", explicou.

Na área econômica, Pimenta ressaltou a abertura de novos mercados internacionais, como o chinês, e os efeitos disso para a economia brasileira.

– Abrimos 300 novos mercados no exterior, gerando emprego e ampliando o poder de compra da população, o que reflete diretamente na economia local –, disse. Ele também destacou o crescimento do número de pessoas com carteira assinada, que atingiu 103,9 milhões, o maior número da história.

Hospital Público Regional

Em relação ao Hospital Público Regional (HPR) e à luta pela instalação de um curso de Medicina em Palmeira das Missões, Pimenta reafirmou seu compromisso com a região. “Estou empenhado na luta para levar a faculdade de medicina para Palmeira das Missões. Esse é um sonho que tem um impacto enorme para a saúde da região”, afirmou.

Ele também abordou o avanço de projetos de oncologia e hemodiálise, destacando a importância da descentralização dos serviços de saúde. “Quando alguém precisa viajar 700 km para fazer um tratamento, isso é desumano. A descentralização é uma das prioridades do meu trabalho”, destacou o ministro.

Futuro

Sobre seu futuro no ministério, Paulo Pimenta afirmou que está à disposição do presidente Lula e do time do governo. “Enquanto eu estiver aqui, minha prioridade é o Rio Grande do Sul e o Brasil. A decisão sobre a minha permanência no cargo será tomada pelo presidente, mas estarei onde ele precisar de mim”, concluiu.

Ao final da entrevista, Pimenta enviou uma mensagem de otimismo para os gaúchos. “Estou confiante e otimista. 2025 será um ano ainda melhor que 2024, com mais resultados positivos para o Rio Grande do Sul e para o Brasil como um todo”, afirmou, desejando a todos um Feliz Ano Novo.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos