Nesta terça-feira, 19 de novembro, Dia Nacional de Combate à Dengue, toda a população é convidada a intensificar os esforços no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, Zika e chikungunya. A data reforça a importância de eliminar locais com água parada, principais focos de reprodução do inseto.
Em Três Passos, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e da equipe de endemias, promove uma ação especial na Praça Reneu Mertz. O evento ocorre das 9h às 11h30min e conta com diversas atrações voltadas à conscientização e orientação da população sobre a prevenção dessas doenças.
A ação tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre o papel essencial de cada cidadão no combate ao mosquito, ressaltando que atitudes simples no dia a dia podem fazer a diferença na prevenção de surtos e epidemias. A participação da comunidade é essencial para proteger a saúde coletiva e manter o município livre dessas doenças.
Entre as medidas de prevenção destacadas estão:
- Eliminar água acumulada em vasos de plantas, pneus e garrafas plásticas;
- Manter piscinas em uso ou realizar a manutenção adequada;
- Descartar corretamente recipientes que possam armazenar água, como tampas de garrafas e outros objetos pequenos.
Com informações da Prefeitura de Três Passos
Publicado por
