Seminário da Diocese de Frederico Westphalen celebra Padroeira Nossa Senhora Medianeira
Centenas de fieis acompanharam a Santa Missa campal no bosque interno do Seminário
Publicado em 18/11/2024 às 07:01
Atualizado em 18/11/2024 às 07:52
Capa Seminário da Diocese de Frederico Westphalen celebra Padroeira Nossa Senhora Medianeira

O Seminário Menor Nossa Senhora Medianeira da Diocese de Frederico Westphalen realizou neste domingo, dia 17 a festa em honra a sua padroeira. As 18h30min centenas de fiéis e familiares de seminaristas acompanharam o Santo Terço pelas vocações sacerdotais. 

A Santa Missa Campal foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Carlos Rosso Keller concelebrada pelo Reitor do Seminário Menor Nossa Senhora Medianeira, Pe. Héctor Adrián Cortéz Tejada e o Reitor do Seminário Propedêutico Dom Bruno Maldaner, Pe. Danilo Nholla. 

Após a Santa Missa os Seminarista coroaram a Padroeira Nossa Senhora Medianeira na gruta no pátio interno do Seminário em um momento de fé e devoção. 

Acompanhe a Celebração que foi transmitida ao vivo. 

Seminário Menor Nossa Senhora Medianeira
Reitor: Pe. Héctor Adrián Cortéz Tejada

O Seminário Nossa Senhora Medianeira, inicialmente chamado de Colégio Vocacional, foi inaugurado em fevereiro de 1966 sob a reitoria do então bispo Dom João Hoffman. No dia 22 de março tiveram início as atividades escolares, contando com 22 alunos. O curso durou somente três anos. Em 1968 foi aprovado o curso Colegial Secundário: o científico, e desde então os seminaristas passaram a estudar em colégio público, ficando ao Seminário o acompanhamento de seu rendimento escolar, aulas complementares e assuntos pertinentes à formação para o Sacerdócio.

Atualmente, chamado Seminário Menor Nossa Senhora Medianeira da Diocese de Frederico Westphalen acolhe adolescentes e jovens que manifestam o desejo de serem padres diocesanos, e que demonstrem sinais evidentes de vocação, com o objetivo de prepará-los para o Seminário Maior. O Seminário Menor Nossa Senhora Medianeira é um lugar de discernimento do chamado.

Seminário Propedêutico Dom Bruno Maldaner
Reitor: Padre Danilo Nholla

A Diocese de Frederico Westphalen implantou a etapa de formação para os seminaristas chamado Propedêutico em 1986. os candidatos a esse seminário são oriundos do Seminário Menor (que corresponde ao Ensino Médio), e também aqueles jovens que concluiram o Ensino Médio em alguma cidade pertencente a Diocese que despertaram a vocação sacerdotal.
O Seminário Propedêutico tem a função de preparar os jovens para o Seminário Maior; auxiliar no discernimento vocacional; fortalecer a convivência do Sacramento da Penitência, e procura centrar o seminarista na pessoa e na missão de Jesus Cristo.

Este seminário conta também com o auxilio de professores que ministram aulas regulares e sistemáticas durante o ano letivo. Há também retiros anuais e recolhimentos mensais para centralizar o seminarista na oração e meditação da Palavra de Deus, dispondo horários específicos e estáveis para leituras espirituais, Liturgia das Horas, Santa Missa diária, reza e meditação do Rosário Mariano, Lectio divina, horas santas, adoração e bênção do Santíssimo e orações pessoais.
 

Publicado por

Foto Angelo Lorini
Angelo Lorini
Fotos
Vídeos