A castração de animais é uma medida essencial para a saúde pública e o bem-estar dos pets, ajudando a prevenir doenças e a controlar a superpopulação, além de evitar o abandono. Para atender essa demanda, a Prefeitura de Frederico Westphalen, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SeMMA) e Saúde, lançou o Castramóvel, que nesta semana celebra quatro meses de atividades.
Desde julho, o Castramóvel já castrou 298 animais entre cães e gatos. Em seu primeiro mês, foram 40 castrações, número que subiu para 106 em agosto e 85 em setembro. Até agora, em outubro, o serviço já contabiliza 67 procedimentos. Segundo a veterinária Magali Inês Piaia, além de reduzir a reprodução descontrolada, a castração contribui para a prevenção de doenças reprodutivas, como câncer de mama e tumores prostáticos, além de ajudar a diminuir comportamentos indesejados e proteger contra zoonoses.
– Entre os principais benefícios da castração está o controle populacional, que evita a reprodução descontrolada e, consequentemente, o abandono dos animais, além da prevenção de doenças, principalmente as reprodutivas, como o câncer de mama, piometra, tumores de próstata e de testículo, tumor de Sticker, e também vai reduzir o comportamento indesejado, como diminuir a agressividade, marcação de território e o instinto de fuga, bem como de sair para procriar. Também aumenta a longevidade, a expectativa de vida, pois ele não vai estar na rua, vai estar livre dessas doenças, então consequentemente vai viver mais tempo e ficar mais dócil –, destaca a veterinária.
Para Tamile Bueno, tutora de uma gatinha e um cãozinho, o Castramóvel foi uma solução acessível e de qualidade. “Adotei minha gatinha Luna, mas com a mudança para um novo prédio, ela começou a fugir sempre que entrava no cio. A castração resolveu o problema, e o atendimento foi excelente, tanto na operação quanto no pós-operatório. Em breve, meu cãozinho também será castrado, e me sinto segura sabendo que ele estará em boas mãos,” conta Tamile.
O Castramóvel atende exclusivamente por agendamento, que pode ser realizado pelo WhatsApp (55) 99927-0866 ou diretamente no Consultório Veterinário Municipal, na Rua José Cañellas, 184, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.
Publicado por
