Foto de Diego Macagnan
As Bandas Infanto-Juvenil e Juvenil da Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, situada em Frederico Westphalen, voltaram da 3ª Copa América de Bandas e Fanfarras com resultados impressionantes. O evento, realizado no último fim de semana na Praça da Paz, em Itapema, Santa Catarina, contou com a participação de mais de 60 corporações de várias regiões do Brasil. Sob a direção do maestro Márcio André da Silva Pereira, as bandas conquistaram um total de oito títulos, sendo cinco de campeãs.
O repertório das apresentações foi um dos grandes diferenciais, mesclando obras marciais tradicionais com sucessos contemporâneos, como "Take Me Home" e "Fundo da Grota", que emocionaram tanto o público quanto os jurados. Além das vitórias em diversas categorias, como Banda Show, na qual as bandas Juvenil e Infanto-Juvenil foram campeãs, as alas de Mor de Comando Juvenil, Estandarte Infanto-Juvenil e Pelotão de Bandeiras Juvenil também garantiram o primeiro lugar.
Em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira, 24, ao jornal LA, o diretor da escola, Jovani Balen, juntamente com a presidente da associação, Franciele Frizon Basso, e o regente Márcio André da Silva Pereira, celebraram a conquista para Frederico Westphalen. Jovani Balen ressaltou o trabalho em equipe que envolveu direção, regente, pais e alunos, destacando que o êxito é fruto de um esforço coletivo. Já o maestro Márcio André comentou o desafio de adaptar as bandas à exigente categoria Banda Show, que demanda a integração precisa entre música e coreografia para garantir apresentações dinâmicas e envolventes.
O retorno das atividades das bandas após o período de paralisação imposto pela pandemia foi outro aspecto enfatizado pelos organizadores. Franciele Frizon Basso, presidente da associação, destacou o papel fundamental do apoio dos pais e da comunidade, que contribuíram para a manutenção da estrutura das bandas, possibilitando desde a aquisição de novos uniformes até a modernização dos instrumentos.
Com as conquistas na Copa América, a Escola Cardeal Roncalli reafirma seu lugar de destaque no cenário musical nacional, projetando ainda novos desafios, como a próxima competição em Guaíra, no Paraná. O sucesso das bandas não só exalta o trabalho de várias gerações de músicos, mas também perpetua o legado cultural da instituição.
Publicado por
