Após 162 dias de paralisação, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, retomou suas operações comerciais nesta segunda-feira. O terminal ficou fechado desde o final de abril devido às fortes chuvas que atingiram a região Sul do país. Com 70% de sua capacidade restaurada, o aeroporto voltará a receber 128 voos diários, totalizando cerca de 900 viagens semanais.
A reabertura marca uma fase importante da recuperação econômica do Estado e faz parte de uma prioridade do governo federal no processo de reconstrução da infraestrutura gaúcha. A estimativa é que o terminal atinja sua capacidade total até 16 de dezembro, com a retomada dos voos internacionais prevista para o último mês do ano.
Nesta primeira fase, o Salgado Filho vai operar apenas voos domésticos. Estão confirmados 71 voos para o dia de hoje, sendo 37 partidas e 34 chegadas, com um fluxo esperado de aproximadamente 9 mil passageiros, com destinos para cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
O primeiro voo comercial a pousar no aeroporto será um Airbus A320 da Azul, vindo de Campinas, com previsão de chegada às 8h10. A aeronave traz uma pintura especial em homenagem à cultura gaúcha, tripulação formada por gaúchos, e contará com a presença do CEO da Azul, John Rodgerson. A Azul destacou a importância do aeroporto na sua operação, mencionando a paralisação do Salgado Filho como um dos fatores que afetaram as contas da empresa no segundo trimestre.
Publicado por
