Após 170 dias sem pousos e decolagens, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma as operações de pousos e decolagens a partir de segunda-feira, 21. A reabertura contará com 71 voos, sendo 37 partidas e 34 chegadas, promovendo a circulação de aproximadamente 9 mil passageiros.
O governo do Estado estará presente na reabertura com um lounge receptivo preparado pela Secretaria de Turismo (Setur) na área externa do terminal. No espaço, haverá distribuição de chocolates, toucas de natal e pedras de ametista aos turistas. Para os primeiros voos de cada companhia, a pasta proporcionará a entrega de chocolates e tag de boas-vindas, com mil unidades ao todo. Para animar o momento, a Trupe de Natal e a estátua viva do Laçador também realizarão intervenções artísticas de acolhimento.
Horário de funcionamento e rotas iniciais
De acordo com a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, o primeiro voo do dia será uma chegada, às 8h10, de São Paulo. Neste primeiro momento, as rotas contempladas são: São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília. Os voos serão realizados das 8h às 22h em uma pista de 1.730m. O terminal, por sua vez, ficará aberto todos os dias durante as 24h.
Uma semana depois, na segunda-feira (28/10), a previsão é de 98 voos e aproximadamente 15 mil passageiros, números que saltam para 122 voos e cerca de 16 mil circulantes em 4 de novembro.
Secretaria de Turismo promove ação para receber passageiros
A Secretaria de Turismo (Setur) quer tornar a próxima segunda-feira um dia especial. Durante o dia, a secretaria vai disponibilizar um lounge receptivo na parte externa do terminal para receber os primeiros passageiros desse retorno.
No espaço, a Setur distribuirá produtos típicos gaúchos e terá as presenças do personagem do laçador, na estátua viva do ator Pablo Espíndola, e da Trupe de Gramado, que promoverá os festejos do Natal Luz na Serra Gaúcha.
– O Brasil nos abraçou em um dos nossos momentos mais difíceis e, agora, chegou a nossa vez de abraçar o Brasil. Estamos muito ansiosos pela reabertura do Salgado Filho, nossa principal porta de entrada de turistas. Por isso preparamos essa programação especial para mostrar a todos que o Rio Grande do Sul está pronto e esperando pelos visitantes –, enfatizou o titular da Setur, Ronaldo Santini.
Publicado por
