‘Fiquei esperando um milagre para o avião não cair’, diz Lula sobre falha em voo
Presidente refletiu sobre a vida enquanto aeronave enfrentava problemas técnicos e voava em círculos por quase cinco horas
Publicado em 04/10/2024 às 07:59
Atualizado em 04/10/2024 às 08:04
Capa ‘Fiquei esperando um milagre para o avião não cair’, diz Lula sobre falha em voo

Foto de Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) descreveu nesta quinta-feira, 3, o momento de tensão vivido durante um incidente aéreo envolvendo o avião presidencial no México. Segundo Lula, ele passou cerca de cinco horas a bordo da aeronave que sobrevoava a Cidade do México para queimar combustível após uma falha técnica.

– Eu fiquei quatro horas e meia dentro de um avião, esperando um milagre de Deus para que o avião não caísse. Pensei muito na minha vida –, disse o presidente em uma transmissão ao vivo ao lado do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), candidato à prefeitura de São Paulo.

O episódio ocorreu na última terça-feira, 1º, quando a aeronave apresentou problemas e precisou realizar 50 voltas no ar antes de conseguir pousar em segurança. A comitiva presidencial acabou utilizando um avião reserva para retornar ao Brasil.

As causas exatas do incidente ainda estão sob investigação pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com o comandante da Força Aérea Brasileira, não houve desligamento da turbina ou motor, e a possibilidade de "ingestão de pássaros" foi descartada. O relatório preliminar do caso ainda não tem previsão de divulgação.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin