Operação Piracema 2024/2025 é lançada na bacia do Rio Uruguai
Ação integrada entre RS e SC visa proteger peixes em período de desova.
Publicado em 02/10/2024 às 17:00
Capa Operação Piracema 2024/2025 é lançada na bacia do Rio Uruguai

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), e a Polícia Militar de Santa Catarina, através do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), deram início, nesta terça-feira, 1º de outubro, à Operação Integrada Piracema 2024/2025 na bacia hidrográfica do Rio Uruguai.

A cerimônia de abertura ocorreu nas cidades de Goio-Ên (RS) e Itá (SC), contando com a presença do Major PM Leandro da Cruz Góis, subcomandante do 3º BABM, e da Tenente-coronel Andréia Cristina Fergitz, comandante do 2º BPMA, além de outros oficiais e praças das corporações envolvidas.

Após o lançamento oficial, as equipes realizaram uma operação de fiscalização aquática, onde foram apreendidos diversos petrechos ilegais colocados nas águas.

A Piracema, que começou em 1º de outubro e segue até 31 de janeiro de 2025, impõe restrições severas à pesca para garantir a desova e repovoação dos rios. Durante esse período, as equipes do 3º BABM e do 2º BPMA realizarão fiscalizações frequentes nos principais rios da bacia do Rio Uruguai.

Publicado por

Foto Redação LA+
Redação LA+
Fotos