Com votação em todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul, Marcel van Hattem (NOVO) conquistou, pelo segundo pleito consecutivo, a marca de estar entre os mais votados no Estado. Somando 256.913 votos – equivalente a 4,17% total dos votos válidos –, van Hattem fará parte da bancada gaúcha dos deputados eleitos nas eleições 2022. Se por um lado, há a alegria de estar na legislatura nos próximos anos, também há uma frustração que faz o partido se reposicionar diante da polarização que acabou diminuindo o número de deputados eleitos não só no NOVO, mas com partidos tradicionais que conseguiram eleger o menor número de integrantes neste pleito – a exemplo do PSDB, que elegeu apenas dois representantes federais, Lucas Redecker e Daniel Trzeciak (Daniel da TV). Em relação ao NOVO, na esfera estadual e federal, Felipe Camozzato e o próprio van Hattem foram os únicos eleitos pelo partido. Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo ficaram como primeiros suplentes de seu partido – vagas para estadual e federal, respectivamente.
Leia a notícia completa no site Folha do NoroestePublicado por
