Projeto Rotas da Inovação movimenta região de Frederico Westphalen com oficinas inéditas para crianças
Evento teve oficinas de aprendizagem criativa, fotografia e informática, com foco em pesquisa científica
Publicado em 01/05/2025 às 10:59
Atualizado em 01/05/2025 às 11:02
Capa Projeto Rotas da Inovação movimenta região de Frederico Westphalen com oficinas inéditas para crianças

Foto de Jéssica Moraes/Ascom Sict

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizou a primeira edição de 2025 do projeto Rotas da Inovação na manhã desta quarta-feira, 30, na região Produção e Norte. Em uma parceria entre o programa Educar para Inovar, da Sict, e a Central Única das Favelas – Rio Grande do Sul (Cufa-RS), pela primeira vez foi realizado o Rotas da Inovação Kids, com oficinas de aprendizagem criativa, fotografia e informática, com foco em pesquisa científica. As atividades aconteceram na cidade de Frederico Westphalen.

O secretário-adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves, celebrou o momento: “É uma alegria promovermos essa atividade e integrarmos as crianças nos nossos eventos. Um dos nossos objetivos é promover a difusão da ciência junto às crianças e isso está acontecendo aqui."

O estudante Pedro Ruan Fagundes Gonçalves, de 12 anos, estava empolgado com as atividades de jogos digitais e realidade virtual. “Eu só tinha ouvido falar sobre isso. Hoje foi a primeira vez que pude experimentar e achei muito legal”, comentou. 

Aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Giusto Damo, Pedro sempre se interessou por tecnologia e encontrou no Rotas a oportunidade de viver na prática algumas experiências.

Além da Cufa-RS, o Rotas da Inovação Kids conta com a parceria da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - Núcleo Pelotas e da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen.

Encontro do ecossistema

Enquanto as crianças participavam das oficinas no segundo andar, no térreo do prédio da Cufa-RS ocorria o Rotas da Inovação voltado ao ecossistema regional. O encontro reuniu representantes da quádrupla hélice, incluindo empreendedores, acadêmicos, gestores públicos e integrantes da sociedade civil.

O secretário adjunto Mário Augusto destacou a importância de engajar a população nas iniciativas de inovação. Na sequência, o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst, apresentou o planejamento estratégico da pasta.

– Nossos projetos e programas são voltados a uma política de Estado, não só de governo. Queremos que as iniciativas desenvolvidas durem muitos anos e trabalhamos com resultados para que isso seja possível –, comentou Kirst.

A diretora de Ambientes de Inovação da Sict, Andréia Dullius, falou sobre os programas do seu departamento, com foco no Inova RS. Na sequência, a diretora adjunta de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia, Ana Paula Boessio, apresentou os editais do departamento, com foco nos programas TEC4B e Techfuturo.

Ainda durante a manhã, houve a premiação dos destaques de inovação local e a apresentação de iniciativas desenvolvidas na região, especialmente em agronegócio e saúde, que são as áreas estratégicas eleitas para a região. A prefeitura municipal e bancos de fomento também participaram da atividade.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin