
Os principais critérios para uma vida de qualidade são os mesmos em qualquer lugar do mundo: um lugar seguro, com boa infraestrutura, hospitais e boas escolas, prosperidade econômica e emprego.
A maior parte desses fatores pode ser medida em números. Embora nunca tenha havido tantas estatísticas disponíveis quanto hoje, elas acabam sendo enganosas quando olhadas de forma isolada. Por exemplo: uma cidade pode ser segura, mas não ter hospitais. Ou talvez ela seja segura e tenha hospitais, mas esteja estagnada economicamente.
E mesmo a cidade segura, com hospitais e uma economia forte pode sofrer com uma péssima educação, ou com a ausência de bibliotecas, ou ainda com a falta de um sistema de esgoto.
Por isso, o jornal Gazeta do Povo compilou uma ampla base de dados, com base em levantamentos oficiais, para identificar a melhor cidade para morar no Brasil.
Essas estatísticas permitem uma comparação direta entre os 5.570 municípios brasileiros, com base em 21 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura urbana. Com base nos dados mais atualizados de cada categoria, as cidades receberam uma nota geral de 0 a 10.
Embora tenha lacunas devido à falta de alguns dados, o levantamento é o mais abrangente possível.
São Paulo tem maior número de cidades entre as melhores para se morar. Entre as 100 primeiras cidades no ranking geral, 33 são de São Paulo, 29 de Minas Gerais, 16 do Rio Grande do Sul, nove de Santa Catarina, seis do Paraná, três de Goiás, duas do Rio de Janeiro, uma do Mato Grosso do Sul e uma de Pernambuco.
Frederico Westphalen no Top 50
No levantamento realizado pela Gazeta do Povo, a cidade de Frederico Westphalen ficou na 46ª posição entre as melhores cidades para morar, com a nota média de 7,21. Entre as cidades gaúchas, destaque também para Presidente Lucena, que ficou na 7ª posição, Chiapeta (13ª), Saldanha Marinho (20ª), Selbach (32ª), Sertão (33ª) e Viadutos (45ª).
São Caetano do Sul lidera o ranking
A nota média dos municípios brasileiros foi de 5,66 pontos. Apenas 169 cidades obtiveram nota 7 ou maior. Nenhuma delas atingiu uma pontuação tão alta quanto São Caetano do Sul (SP), que somou 7,77 pontos. Colado na capital paulista, o município de área reduzida e 165,5 mil habitantes se beneficia de uma combinação de localização privilegiada, com uma população bem-educada e uma infraestrutura urbana completa.
Publicado por