
Um autor chamado Charlie Mackesy, em um livro seu, escreveu a seguinte frase: “- Não é esquisito? Só podemos nos ver por fora, mas quase tudo acontece do lado de dentro.” Esta frase, assim como outras de seu livro, traz um grande significado. Estamos acostumados a olhar para fora, olhar como somos, nossas aparências, o que conquistamos, o que fizemos, o que deixamos de conquistar, de fazer, e ainda, é para fora que... despejamos nossos problemas, nossas alegrias, nossas tristezas, nossas conquistas e quando sentimos, que os outros não vibram na mesma frequências em que estamos, é o lado de dentro que sofre.
Em um mundo que nos apresenta diariamente o que temos que ser, o que temos que ter, o que temos que fazer, para assim nos permitir ser melhores e valorizados pelo lado de fora, é o lado de dentro que não suporta buscar coisas vãs e sem sentido.
Temos que ter consciência do que somos e das coisas que acontecem dentro de nós, assim saberemos como ser externamente. Devemos entender que cada pessoa tem, no seu lado interno, problemas, sonhos e esperanças e que não devemos ditar o que devem ser feito apenas olhando estas o seu lado de fora.
Também devemos buscar saber que o nosso lado interno é um local sagrado, íntimo apenas de nós mesmo, que não devemos apresentar essa intimidade sagrada para ninguém, sejam quem for, pois ao exteriorizá-las nem todo mundo entendera, pois cada pessoa tem em si o leu lado de dentro, e muitas delas não tem interesse em saber o que se passa com os outros.
Apenas quem é íntimo de si mesmo, consegue medir o valor que tem, enquanto buscarmos o valor nas coisas externas jamais saberemos o valor que temos. Não é porque observamos as coisas que acontecem do lado de fora de nos deixa sem ação, mas é o que não ouvimos do lado de dentro que nos impede de agir.