Gurias do Yucumã: O projeto não pode parar!
Alto custo e falta de apoio são algumas das dificuldades enfrentadas pela equipe da região
Publicado em 29/11/2022 às 14:00
Atualizado em 29/11/2022 às 11:05
Capa Gurias do Yucumã: O projeto não pode parar!

Foto de Maria Eduarda Fortes

Antes de comentarmos sobre o futuro do projeto Gurias do Yucumã, precisamos falar do passado – nem tão distante assim. Ildo Scapini, fundador do time Gurias do Yucumã, ainda no período da pandemia idealizou e iniciou o projeto. Seu Ildo passou por um momento muito difícil de sua vida, incluindo a depressão. A psiquiatra sugeriu que ele continuasse com o esporte.  Após oito anos trabalhando com futebol masculino, era hora de iniciar o projeto do time de gurias. Nasceu assim, o projeto Gurias do Yucumã/Flamengo. O nome por conta do Salto do Yucumã - na cidade de Derrubadas - é considerado a mais extensa queda longitudinal do mundo, com 1800 metros. 

 

Futebol feminino = falta de apoio 

Fazer futebol no interior do Rio Grande do Sul já é difícil. Imagine montar um projeto voltado à profissionalização de um time formado por meninas? E assim foi desde sua fundação. Seu Ildo relata que falta apoio. Alto custo de transporte das atletas até o município de Tenente Portela é apenas um dentre tantos outros desafios que vêm enfrentando. Scapini afirma que existem apoiadores e patrocinadores, mas que ainda são poucos para cobrir todas as despensas do clube e que o incentivo financeiro contribuiria de forma significativa para o desempenho do mesmo.

 

Pouco apoio, mas muita visibilidade

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, as duas últimas temporadas, proporcionaram às Gurias do Yucumã, muita visibilidade a nível nacional. O terceiro lugar no Gauchão 2021 proporcionou um horizonte promissor em 2022. A disputa da Série A3 do Brasileirão e postular entre as seis melhores equipes do Gauchão deste ano – vencido pelo Grêmio - colocou o time na rota de observadores. O fundador comenta ainda que a atleta Vanessa recebeu uma proposta de contrato para jogar em um time de Portugal e que isso “soma” muito, uma jovem de apenas 18 anos que está no projeto há menos de um ano e representando muito bem o time. 

Scapini salienta que foram encaminhados vários projetos para categorias, dentre eles, o para a categoria de 10 anos, que tem previsão de iniciar em julho de 2023. O novo projeto que exige mais empenho inicia dia 15 de janeiro do ano que está por vir, o início das atividades. Para que o clube se mantivesse financeiramente estável foi necessário reduzir custos, já que em 2022, tiveram um orçamento de em torno de R$ 19 mil negativo do ano passado. 

 “Acredito que grande parte das atletas que esteve com nós em 2022, estarão também em 2023. Existem dois professores, o Tiago e a Janete, além da preparadora física Mônica. As atletas aproveitam muito a forma de trabalho de cada um dos profissionais que a auxiliam. Estamos atentos ao mercado e buscamos uma zagueira”, disse Scapini.

 

Responsabilidade de capitã 
Daiane Bueno, capitã do time Gurias do Yucumã, é formada em Educação Física e reside no município de Três Passos. A jogadora comenta sobre a rotina agitada que possui. Além do futebol, Daiane é professora em uma escola no município de Crissiumal, nas segundas e terças-feiras; além de dar aulas no CRAS de Três Passos durante os outros dias da semana, todas as noites exerce o 3º ofício como professora de dança. Ela ressalta a responsabilidade do papel que desempenha como capitã. “Ser capitã da equipe do Flamengo é uma alegria e também uma responsabilidade, devido o papel de capitã em motivar as demais a acreditarem no seu potencial, chamar atenção, cobrar quando necessário e acima de tudo elogiar”.  

A capitã relata que esse ano foi um ano muito bom para o time, especialmente por terem participado do Brasileirão e do Gauchão, apesar de terem perdido para o Elite e serem desclassificadas, ela acredita que foi uma oportunidade de aprendizados para avaliarem pontos positivos e pontos a serem fortalecidos. 

Daiane ressalta a excelente receptividade que o time recebeu ao longo desse ano, tanto pela região do noroeste do estado gaúcho, quanto de outras regiões também. “A comunidade de Tenente Portela e região abraçou muito forte o nosso time e agente ficou muito feliz com isso. Eu lembro do jogo que tivemos contra o Ipatinga ainda pelo Brasileirão A3, onde o estádio que jogamos estava cheio a arquibancada com pessoas torcendo pelo nosso time. Lembro que uma das melhores jogadores do outro time conversou comigo no fim do jogo comentando que nunca haviam conseguido colocar mais de 50 pessoas no estádio apesar de ser grande, e que as gurias deveriam valorizar isso, pois é raro no futebol feminino”, salienta. 
 

Tiago Rodrigues, o treinador

Com 26 anos de idade, Tiago Rodrigues é treinador do time Gurias do Yucumã- Esporte Clube Flamengo de São Pedro. Atualmente o plantel conta com 35 atletas na equipe profissional, além das categorias de base como sub-15 e sub-17, somam-se mais de 90 atletas.

O treinador comenta que ao final de cada temporada, é reunida toda a comissão, momento em que fazem uma avaliação dos pontos positivos e negativos. “Acredito que na primeira fase conseguimos atingir os objetivos propostos. Já na segunda fase o nível competitivo aumentou, entrou o Juventude e a dupla Gre-Nal. Fizemos alguns jogos bons na segunda fase, mas também levamos goleadas e aí teve aquele último jogo contra o Elite, que em minha opinião foi atípico. Levamos dois gols no primeiro tempo, e aí no segundo fica difícil correr atrás”, destaca.  

Tiago observa que a falta de mais treinos na semana, é um dos fatores que influenciam no rendimento e na performance durantes os jogos. Umas das formas encontradas para acompanhar algumas atividades como treinos realizados em casa, foi a criação de um grupo no WhatsApp em que as gurias enviam vídeos de seus treinos para que o treinador possa acompanhar.


E 2023?

A expectativa é de que consigam para o próximo ano, reunir as gurias e realizarem mais treinos na semana. Os interessados que queiram contribuir com o clube, podem entrar em contato com o diretor Ildo Scapini através do (55) 99181-1846. Há possibilidade de um investidor dos Emirados Árabes de transformar as Gurias do Yucumã em Saf, com objetivo de estar na série A do Brasileiro no ano de 2025, conforme relata Scapini.  

 

*Por Brenda Daniela, com supervisão de Diego Macganan 

Publicado por

Foto Brenda Daniela (Estagiária em Jornalismo)
Brenda Daniela (Estagiária em Jornalismo)