UFSM lança projeto "BrilhaBike" para iluminar o Frederico em Luz com energia de pedaladas
A iniciativa transforma bicicletas em geradores de energia elétrica para a decoração natalina, promovendo sustentabilidade, reuso de materiais e conscientização ambiental
Publicado em 02/12/2025 às 09:27
Capa UFSM lança projeto "BrilhaBike" para iluminar o Frederico em Luz com energia de pedaladas

O Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) está unindo inovação e sustentabilidade com o projeto de extensão "BrilhaBike: Transformando Pedaladas em Energia e Consciência Ambiental". Coordenado pela professora Celina Ceolin, o projeto utilizará a energia gerada pelas pedaladas do público para iluminar parte da decoração natalina do evento Frederico em Luz.

O projeto consiste em bicicletas adaptadas acopladas a um sistema que converte a energia mecânica das pedaladas em energia elétrica, utilizando um motor proveniente de hoverboard.

Ao pedalar, o público se torna parte ativa do processo, ajudando a acender as luzes natalinas instaladas na praça. O projeto se configura como uma experiência interativa e educativa.

Objetivos e sustentabilidade

O foco principal do "BrilhaBike" é promover a conscientização ambiental e incentivar o uso de fontes renováveis de energia, aproximando ciência, tecnologia e comunidade. A professora Celina Ceolin enfatiza:

– A ideia é levar conhecimento sobre a geração de eletricidade para conscientizar as pessoas sobre o uso responsável de energia e incentivar um olhar mais atento às fontes alternativas e sustentáveis. Essa abordagem está diretamente vinculada à conscientização ambiental, que é um eixo central do projeto. Além disso, trabalhamos o conceito de reuso, já que as bicicletas foram construídas a partir de doações e de materiais que seriam descartados –, destacou.

O projeto também busca estimular hábitos saudáveis e o engajamento da população com temas ambientais de forma acessível e dinâmica.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos