Um grupo de prefeitos da região de produção do Rio Grande do Sul manteve uma audiência com o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, na tarde desta quarta-feira, 5. O objetivo central do encontro foi a captação de investimentos para a obra de pavimentação asfáltica da Rodovia da Integração Mercosul, que ligará Rodeio Bonito a Trindade do Sul, passando por Liberato Salzano.
A comitiva foi liderada pelo presidente do CIMAU e prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, e pelo presidente da AMZOP e prefeito de Seberi, Adilson Balestrin. Também participaram os prefeitos dos municípios diretamente envolvidos na obra Paulo Duarte (Rodeio Bonito), Gilson de Carli (Liberato Salzano) e Odair Adilio Pelicioli (Trindade do Sul).
Os prefeitos solicitaram R$ 29 milhões ao vice-governador para custear a primeira etapa da pavimentação, com recursos a serem viabilizados pelo Fundo Plano Rio Grande (FUNRIGS).
O Consórcio Intermunicipal do Médio e Alto Uruguai (CIMAU) foi o responsável por toda a parte técnica do projeto, incluindo o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico e Ambiental (EVTEA) e o Projeto Executivo, que orçou o valor e as condições necessárias para a execução da obra.
O vice-governador Gabriel Souza recebeu a demanda e se comprometeu a dar andamento às próximas etapas do pleito. O presidente do CIMAU avaliou a audiência como muito positiva, destacando que o Governo do Estado tem sido sensível às necessidades da região e à urgência desta rodovia, considerada estratégica para o desenvolvimento de todo o norte gaúcho.
Publicado por
