Foto de LA+
A cidade de Ronda Alta será sede, no dia 10 de setembro, da décima edição do Seminário Regional do Leite, iniciativa que reúne produtores, técnicos e pesquisadores para debater os rumos da cadeia produtiva do leite no Norte do Rio Grande do Sul. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e contará com palestras, visitas técnicas e capacitação de extensionistas.
Segundo o engenheiro agrônomo Valdir Sangaletti, coordenador da área animal do Escritório Regional da Emater, a proposta deste ano traz uma abordagem diferenciada:
– Nós vamos discutir o sistema silvipastoril, que alia sombra, água e pastagem de qualidade, buscando bem-estar animal e sustentabilidade. Será uma prática cada vez mais necessária para garantir produção eficiente na agricultura familiar –, destacou.
Antes do seminário, os extensionistas participarão de uma capacitação prática em propriedades de Palmitinho e Pinheirinho do Vale, sob coordenação do pesquisador da Embrapa Florestas, Vanderlei Porfírio, referência nacional no tema.
– Dessa vez vamos inverter a lógica: em vez de teoria e prática, será prática e teoria. Os técnicos vão vivenciar em campo os sistemas de produção e depois debater os resultados –, explicou Sangaletti.
Durante o seminário em Rondinha, a programação terá quatro palestras principais:
Diagnóstico da cadeia produtiva do leite no RS, apresentado por Jaime Rias, assistente técnico estadual da Emater;
Sistema silvipastoril e seus impactos na produção de leite, com o pesquisador Vanderlei Porfírio;
Agricultura regenerativa aplicada ao leite, ministrada por um engenheiro agrônomo de Xanxerê (SC), referência em manejo e conservação de solos;
Construção de uma pecuária de leite sustentável, com o produtor e vice-coordenador do Conseleite, Paulo Bento, de Erechim.
O diagnóstico atualizado da atividade leiteira, que será apresentado na Expointer 2025, aponta que 86% das propriedades da região produzem leite a pasto com suplementação, enquanto apenas 8% utilizam sistema confinado. Para Sangaletti, isso reforça a identidade regional:
– A bovinocultura de leite é uma atividade da agricultura familiar, com papel social e econômico fundamental. O dinheiro gerado circula no comércio local, mantém famílias no campo e garante sucessão rural. É preciso mostrar que ser pequeno produtor não significa ser ineficiente –, destacou.
O Seminário Regional do Leite se consolida como espaço de formação, troca de experiências e incentivo à sustentabilidade, valorizando o protagonismo da agricultura familiar na cadeia produtiva.
Publicado por
